quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Construindo a identidade da sua marca

Um dos principais itens que determinam o sucesso da sua carreira como freelancer, é a sua identidade de marca. A sua identidade é o que você é, o que está disposto a fazer, o seu cliente tem que te ver como uma marca forte. Sem dúvida, algo muito importante para o seu sucesso.

Considere o seu público

O seu público-alvo.
Em primeiro lugar, sempre vem o seu público. A sua marca deve “falar” para este público. Se você ainda não sabe qual é o tipo de cliente que deseja ter, é hora de colocar as mãos na massa e fazer um descrição detalhada dele. Você tem que ter a certeza de que a sua marca será entendida e apreciada pelo público que você quer. Conheça-o.

Defina a personalidade da sua marca

A personalidade da sua marca.
A sua marca nada mais é do que a sua personalidade profissional. A raiz da personalidade da marca é o planejamento de como o seu cliente vai percebê-la. Por exemplo, existe a opção de você inserir um slogan na sua marca.
Talvez seja necessário criar a história da sua marca. É o famoso “Quem somos” dos sites e blogs profissionais. Agora, o conceito da sua marca é tudo que gira em torno dela. Cores, formas, slogan, nome etc.

Desenhe o seu logo

Desenhando a sua marca.
Um logo pode ser uma representação gráfica, com um símbolo, por exemplo, ou um nome. Quando um possível cliente vir a sua marca, ele deve sentir uma resposta emocional. Ele deve entender o “clima” da sua marca, o que ela representa. Ele deve sentir confiança.
Tenha a certeza de que o seu logo possa ser reconhecido em qualquer tipo de mídia, de qualquer tamanho. O seu logo deve ser reconhecido tanto em cartões de visita quanto em ícones de sites e em outdoors. Assegure-se também de que, se o seu logo for colorido, possa ser reconhecido tanto com cores quanto em preto e branco.
Se você quer inspiração para fazer o seu logo, uma simples busca no Google já vai ajudar bastante. Procure termos como “fazendo logos para designers freelancers”, ou “melhores logos de designers gráficos”, por exemplo. Mas, lembre-se: o seu logo tem de ser único; totalmente personalizado.

Escolha as cores com sabedoria

Escolhendo as cores da sua marca.
Cada cor tem o poder de representar algo determinado no cérebro das pessoas. Que cor você gostaria que representasse o seu negócio? Vermelho e laranja são cores bem chamativas, mas elas prendem a atenção das pessoas. Será que é isso mesmo que você quer? Azul e verde podem dar destaque, mas também podem ser cores calmantes e suaves. Preto, marrom ou cinza são cores ultra-modernas. Quando em contraste com o branco, dão um ar bastante profissional.
E, mais uma vez, não se esqueça de pensar sempre em seu público-alvo antes de escolher as cores da sua identidade de marca.
(Vamos publicar um artigo, posteriormente, falando sobre o significado das cores para os negócios).

Escolha a tipografia

Escolha a sua tipografia.
Todas as fontes têm personalidade. Escolher uma para representar você e/ou o seu negócio pode ser um desafio. Você deve criar (ou escolher) umas duas ou três fontes que sempre estarão presentes nos seus materiais. Mas, lembre-se: escolher uma fonte fácil de ler é muito mais importante do que escolher uma fonte bonita, elegante, moderna etc.

Adicione uma textura

Textura.
A adição de textura na sua marca pode ser algo bem interessante. Ela pode fazer com que o símbolo e/ou o nome da sua marca se destaquem nos materiais. O contraste é algo fundamental para fazer a sua marca brilhar.

Planeje a sua apresentação

Exemplo de identidade visual.
Você precisa considerar a maneira como apresentará a identidade da sua marca para o público.
  • O seu logo.
  • O seu cartão de visita.
  • O seu site na internet.
  • O seu folder ou flyer.
  • A sua assinatura, se for aplicável à situação.
  • As suas contas de redes sociais. (Por exemplo, Facebook, Twitter, Google+ etc.).

Crie a sua voz

A sua voz.
O tom do que você fala ou escreve deve ser reconhecido em todos os meios de comunicação que você usa, enquanto profissional. Por exemplo, o que você publica no Facebook, como escreve o seu e-mail, como escreve em seu blog (se você tiver um). Em todos os lugares que você “falar”, você deve ser reconhecido. O ponto aqui é: o jeito que você fala ou escreve também faz parte da sua marca.

Não se esqueça!

Tudo o que você faz, fala, o seu logo, as cores que você usa, as fontes, o seu slogan, o jeito que você fala e escreve são a sua marca. Cuide dela como se fosse a sua própria vida. Pelo menos, a sua vida profissional sim.
Você tem uma marca? Cuida dela? Deixe um comentário pra gente para sabermos o que você pensa. ;)
Abraços e até a próxima.

Equipe InfoArtes

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