sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Folder, quando usar?

O Folder é um material impresso, elaborado, que mostra conteúdo institucional, promocional ou publicitário com fotos, ilustrações e dobras. É uma ferramenta de marketing e comunicação para anunciar produtos e serviços, informar sobre atividades específicas como características técnicas dos produtos ou ações sociais. Folder vem de ‘to fold’ em inglês que significa ‘dobrar’ ou ‘para dobrar’ então ele sugere um material grande o suficiente para dobrar, assim, podendo ter mais informações.
.
.
Uma empresa ou instituição vê a necessidade de criar um Folder quando precisa passar grande quantidade de informação. Esse material é, geralmente, a apresentação da empresa ou de algum produto/serviço. O Folder pode ser utilizado para incentivo de campanhas publicitárias ou outros tipos de campanhas de marketing.
.
O Folder é uma forma de promover, então o conteúdo deve ser essencial. A primeira parte pode ser preenchida com questões institucionais, ou como teaser, o seu interior (em caso de dobras), pode ser distribuído com as informações do produto/serviço. Não abuse das informações. Normalmente, as pessoas não gostam de textos longos. Coloque o que realmente importa, o que o produto proporciona, fotos com qualidade e, na última parte vai o endereço, telefones, e-mails, redes sociais, mapa de localização, tudo de forma harmônica e mantendo a qualidade do início ao fim. Se o Folder tiver mais de uma dobra, as informações podem ser melhor distribuídas, além de conter informações adicionais. Neste caso, é possível mostrar mais conceitos e imagens atrativas ao público-alvo.
.
O papel recomendado e mais utilizado para Folder é o couché, com brilho ou fosco, e gramatura entre 150 a 230 gr. Esse tipo de papel proporciona mais exatidão nas cores.
Com relação ao texto, opte por estilo minimalista. Hoje em dia, menos é mais.
.

Fique atento ao que não utilizar em seu material impresso:

Várias fontes diferentes, no mínimo ficará estranho;
Cuidado com as cores vibrantes e muito contraste, a não ser que o estilo faça parte da identidade visual da empresa;
Foto de baixa qualidade, fica desfocada e o resultado final ruim;
Fontes muito pequenas dificulta a leitura;
Texto extenso é cansativo;
Imprimir em um papel muito fino pode afetar a qualidade do impresso.

Alguns tamanhos de Folders com dobras:

14 x 20 cm – uma dobra
15 x 21 cm – uma dobra
20 x 28 cm – duas dobras
21 x 29,7 cm – duas dobras
.


Confira nossa linha Folders...

Nenhum comentário:

Postar um comentário